ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
oliveiradaserra19
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 20
Data de inscrição : 19/01/2020

Bullying Empty Bullying

Sáb Fev 15, 2020 4:26 pm
O bullying é uma forma de agressão em que o mais forte se torna violento ou agressivo para com o mais fraco. São diversificados os comportamentos que evidenciam o bullying, nomeadamente ameaçar alguém, espalhar boatos, atacar alguém fisicamente (bater, arranhar, cuspir, roubar ou partir objetos) ou verbalmente (chamar nomes, provocar, dizer às outras crianças para não serem amigas de uma delas, gozar) ou excluir alguém do grupo propositadamente.
O Homem não vive isolado, sempre precisou de comunicar com alguém, alguém que o perceba, que o faça feliz. No nosso dia-a-dia necessitamos de pessoas sobretudo dos amigos para viver. No entanto, ao longo da nossa vida, deparamo-nos com indivíduos que não são nossos amigos, nem colegas, são pessoas que para se evidenciarem precisam de rebaixar os outros. Estes têm um único objetivo: prejudicar o outro intencionalmente. Desta forma, questiono-me, porquê? Qual é a vantagem de ver o outro a sofrer? E como é possível assistir a episódios de violência, em pleno século XXI? Bem, muitos apelam para as típicas respostas “Era só uma brincadeira.” ou “Não te queria magoar, és demasiado fraco.” Isto não são desculpas! Mas são as provas que realçam a crueldade dos bullies (pessoas que praticam o bullying).
Na minha opinião, os pais, professores e psicólogos deviam estar mais atentos aos sinais de bullying tanto da parte dos que sofrem como daqueles que o praticam, pois mesmo estes têm problemas graves de auto estima. Torna-se necessário falar sobre o assunto e esclarecer quais as razões que estão subjacente a estes comportamentos para os debelar. E todos devemos fazer um esforço para nos tornarmos mais solidários e amigos uns dos outros.

Oliveira da Serra
avatar
ManuuSilva
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 12
Pontos : 26
Data de inscrição : 05/10/2021

Bullying Empty A origem do bullying

Sáb Abr 30, 2022 9:45 pm

Hoje em dia não sabemos o quanto este tipo de ações pode influenciar o outro de uma maneira negativa, podendo causar até o medo de se relacionar com outras pessoas ou até pior...
Um fator que tem de ser posto em causa é o que motiva o praticante de bullying a agir , tenho visto que muitas das situações que envolvem bullys tem como principio uma família mal estruturada e que demonstra falta de interesse e que muitos jovens simplesmente se comportam desta maneira para chamar a atenção dos pais, será possível culparmos uma criança/jovem que não possui inteligência emocional suficiente para controlar as suas emoções e para perceber que esta não é a melhor solução? As vezes só olhamos aquilo que nos convém e em vez de ajudarmos apenas julgamos. Penso que todos possuem o mesmo direito a ser ouvidos e que as determinadas situações devem ser estudadas para descobrir a origem deste tipo de comportamentos.
Não digo que este tipo de ações não deve ser punido, pelo contrario, apenas acho que pra além de julgar as consequências dos atos temos de analisar a origem do mesmo.
avatar
sofiasantos07
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 22
Pontos : 36
Data de inscrição : 18/09/2022

Bullying Empty Bullying

Sáb Out 29, 2022 8:54 pm
Infelizmente, o bullying ainda está muito presente nos dias de hoje. Diariamente, assistimos a situações destas na escola, nas ruas, ... quase em todos os cantinhos que possam imaginar. Como podem ver, este tema rodeia-nos e faz questão de fazer parte da vida de muitas pessoas. Mas o que é o bullying? Esta palavra transporta um significado muito grande .... dor. Basicamente, são atos que alguns indivíduos cometem intencionalmente para rebaixar os outros. Parece que só ficam felizes com o mal destas pessoas simples e indefesas. Mas porquê? Será que não têm mais nenhum objetivo senão causar sofrimento?
Muitas vezes observamos casos destes, em que alguém está a ser maltratado, humilhado, ..., mas apenas ignoramos e seguimos a nossa vida. Mas será que devia ser assim? Será que devemos continuar a ter este tipo de atitudes? Bem, acho que não. Na minha opinião, devíamos pôr-nos no lugar destas pessoas inocentes e ajudá-las. Afinal pensem: "E se fosse comigo?", "Gostaria de ser tratado assim?"
Ninguém neste mundo merece sofrer. Ninguém neste mundo merece ser um objeto ou uma simples "marioneta", em que os outros possam fazer tudo o que querem. Todos nós merecemos ser respeitados e felizes.
Imaginem uma folha de papel.… Se a pisarmos, dobrarmos e rasgarmos, quando a quisermos alisar, ela nunca vai ficar novamente igual. Podemos aplicar este exemplo às vítimas de bullying. Mesmo que alguém lhes peça desculpa, não vai apagar o que fez. As pessoas não são como os telemóveis, que com apenas um simples "clique" conseguem apagar tudo. Estas memórias de dor, sofrimento e humilhação vão ficar sempre gravadas e guardadas para o resto da vida. Estas pessoas nunca mais vão ser as mesmas... nunca mais vão sorrir da mesma forma. Por isso, não vamos tirar o brilho que cada pessoa carrega consigo. Vamos as deixar brilhar o mais intensamente possível.
avatar
biazitaaa
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 16
Pontos : 42
Data de inscrição : 23/10/2022
Idade : 17

Bullying Empty Re: Bullying

Dom Out 30, 2022 3:27 pm
Este termo bullying que já todos nós conhecemos, infelizmente, principalmente no contexto escolar tem vindo a agravar-se cada vez mais.
O bullying consiste na prática de atos violentos intencionais e repetidos contra uma pessoa. Apesar de o bullying não ocorrer apenas em locais escolares todos sabemos que é onde este é mais visível.
Na minha opinião, não consigo entender como estes casos na sua maioria são passados em branco sem nenhuma punição. Todos sabemos que em ambiente escolar por vezes é difícil conseguir controlar todos os movimentos dos estudantes, mas devia haver um maior control por parte dos representantes da instituição.
Já para não falar que estes ocorridos podem ou não ter haver com a educação que cada criança leva de casa para a escola, pois as suas atitudes irão refletir-se na mesma.
Concluindo acho que certos casos eram evitados se houvesse uma maior supervisão dos casos que ocorrem no dia a dia de várias crianças.
avatar
Maocbr
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/09/2022

Bullying Empty Re: Bullying

Sex Nov 18, 2022 4:52 pm
O bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos contra uma pessoa, a quem pode causar danos físicos e psicológicos. O bullying geralmente é feito contra alguém que não se consegue defender ou entender os motivos que levam a tal agressão. A vítima teme os agressores, quer devido à sua aparência quer pela intimidação e influência que exercem sobre o meio social em que está inserido.
Na minha opinião, o bullying é uma ação incompreensível, que pode ter consequências graves para o resto da vida dos intervenientes, principalmente para a vítima, pois se alguém é constantemente sujeitado a sofrer com comportamentos realizados por a mesma pessoa ou grupo de pessoas, sem ter a capacidade de se defender, devido à falta de compreensão da situação em que está ou por ter medo de os enfrentar, irá ter consequências graves a nível psicológico e/ou físico. Os participantes do bullying só fazem o que fazem por sentirem a necessidade de serem superiores, de terem alguém que os teme. Estas pessoas deviam conseguir perceber por si próprias que somos todos seres humanos e temos todos os mesmos direitos e que o que estão a fazer é errado podendo levar a consequências muito graves, por exemplo à morte (devido a agressões ou por suicídio), transtornos psicológicos ou problemas físicos.
Este crime está cada vez mais presente na sociedade, existindo punições para os seus praticantes. A meu ver, estas punições deviam ser mais severas, pois as vítimas podem sofrer até ao resto da vida, ou mesmo encurtá-la. As pessoas estão mais sensibilizadas para este problema, mas mesmo assim isto continua a existir devido à falta de compreensão, sensibilidade e coragem para o pararem ou evitarem.
Conteúdo patrocinado

Bullying Empty Re: Bullying

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos