ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Bullying

Ir em baixo

Vídeo com jovem a ser agredido na Figueira da Foz torna-se viral

Mensagem  joaocolonia em Sex Maio 15, 2015 6:05 pm

Nestes últimos dias não se fala de outra coisa nas redes sociais a não ser do vídeo muito divulgado e fortemente criticado em que um jovem é agredido na Figueira da Foz.
Aqui está a notícia divulgada pela “Visão”.
O vídeo , divulgado ao final da tarde de terça-feira no Facebook, tornou-se viral na internet, com mais de meio milhão de visualizações e cerca de 20 mil partilhas em poucas horas, suscitando centenas de insultos e comentários de repúdio. Muitas outras pessoas reclamam a intervenção das autoridades judiciais, PSP e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Apesar de ter sido agora divulgado com a informação de que as agressões aconteceram num estabelecimento de ensino da Figueira da Foz, o vídeo terá sido filmado há cerca de um ano, não numa escola mas na via pública, junto a um complexo residencial do chamado Bairro Novo, zona turística da cidade. Envolve pelo menos cinco raparigas e um rapaz, para além da vítima, outro rapaz, hoje com 17 anos.
No filme, o agredido começa por levar dois estalos dados por uma rapariga, hoje com 15 anos e a principal agressora. Outra rapariga aproxima-se e, incentivada pelas amigas, dá três estalos ao jovem, mas depois recusa continuar e afasta-se, a rir.
O jovem, que ao longo do vídeo quase nunca esboça reacção, aparece junto a uma parede, com os braços caídos, mãos atrás das costas. É depois novamente agredido pela primeira rapariga com mais um estalo. A agressora diz: "Isto é força, isto é força? Queres ver com mais força?" e dá um murro e mais seis estalos ao rapaz enquanto as amigas riem.
Ouve-se a voz de outro rapaz que ordena: "Dá-lhe mais". A agressora responde: "Já dei". Mas o rapaz insiste: "Mas dá-lhe mais". A segunda rapariga regressa e aplica uma sucessão de sete estaladas à vítima, com a mão esquerda.
Em alguns momentos, as agressões cessam, quando passa alguém na rua. A principal agressora reaparece e dá 10 estaladas seguidas à vítima enquanto as amigas continuam a rir.
"A mim não me apetece estar à chapada, apetece-me estar à porrada, sabes porquê? Porque tu meteste-me nojo", afirma. O rapaz questiona o porquê das agressões, alega que não fez nada e quem responde é o rapaz que se mantém quase sempre fora do plano da imagem: "Metes-te com ela, metes-te comigo", diz.
Até aos oito minutos do filme, a vítima - que tem desde a noite de terça-feira uma comunidade de suporte no Facebook, com mais de 1.300 apoiantes - volta a ser alvo da principal agressora, com oito murros, antes de se agarrar à cara e queixar-se de um dente.
Depois, leva dois murros no peito e esboça, pela primeira vez, uma reacção de defesa. A rapariga ordena: "Tira a mão daí", dá-lhe uma joelhada nos genitais e pede ao rapaz que até então se tinha mantido fora da imagem para lhe agarrar as mãos. Manietado pelo outro jovem, a vítima é novamente agredida pela rapariga com um murro e um estalo e responde "Estejam quietos".
Já no final do vídeo, o jovem recebe um copo de água da agressora, que, a certa altura, parece preocupar-se com o rapaz: fala com ele, numa conversa inaudível mas, chamada pelas amigas, despede-se com um forte murro.
Os envolvidos nas agressões, alunos de vários estabelecimentos de ensino da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, foram, na sequência da divulgação do vídeo, quase de imediato identificados no Facebook e alvo de insultos. Parte deles apagou as suas páginas nesta rede social.
Analisando esta notícia, é possível visualizar um grande ato de violência para com o rapaz. Isto é a imagem que a educação portuguesa está a passar, todos os dias se ouve falar de bulling, todos os dias crianças são violentadas, chantageadas, humilhadas…
Será que a sociedade nestes últimos anos está a piorar em vez de melhorar? Será que é possível acabar com estes atos indecentes? O estado português tem feito algo para findar com estas desumanidades? E nós? Se fossemos confrontados com uma ato destes “do outro lado da rua” faríamos algo para que a vítima não fosse “atacada”?
A sociedade tem muita tendência a criticar as autoridades e o estado, mas a contribuição para a inexistência destes atos também passa por nós…


Deixo-vos aqui um vídeo que ajuda na reflexão deste tema…

https://www.facebook.com/paulo.bernardes25/videos/429509143896560/?pnref=story
avatar
joaocolonia
Estudioso
Estudioso

Mensagens : 61
Data de inscrição : 17/09/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bullying

Mensagem  Rui Filipe em Seg Jun 01, 2015 10:20 pm

Relativamente a esta situação só tenho a dizer uma coisa: monstruoso.

Como é que é possível que no meio daqueles miúdos todos não houvesse um que dissesse basta? Como é que possível que com tanta exposição face a estes assuntos de bulling, estas situações continuem a acontecer?

Estes miúdos não devem pensar... Será que não conseguem perceber o que estavam a fazer à vítima? Não estavam "só" a espancar um rapaz. Estavam a destruir a sua vida, pois o rapaz não se vai esquecer daquele terrível dia. Fica marcado para sempre um acontecimento tão trágico como aquele. O rapaz ficou com certeza com problemas psicológicos que pode nunca mais ultrapassar!

E não é só o miúdo que sofreu com isto! A sua família também ficou, com certeza, muito abalada e transtornada. Os agressores destruíram, num instante, várias vidas!

Será que os agressores não pararam para pensar:
- E se fosse eu que estivesse a sofrer o que ele está a sofrer?

Por sorte, o video veio parar à Internet. Se não tivesse aparecido, o rapaz continua a ser um "saco de boxe" para os outros.

É inadmissível que tais atos continuem a ocorrer! É importante que se tente acabar com tudo isto o mais depressa possível.

Rui Filipe
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 16/09/2014
Idade : 19
Localização : Argoncilhe

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  2015.dissf em Sex Abr 22, 2016 6:55 pm

Desde de todos os tempos, que o bullying sempre coexistiu com a sociedade, infelizmente  continua-se a ouvir falar em muitos casos de adolescentes que se suicidam pelo fato de serem vítimas de bullying por parte de colegas, geralmente, na escola.
Este é um assunto que muitas pessoas deviam ter atenção , pois é uma situação muito incomodativa e que a longo prazo pode dar origem a sérios problemas.
O Bully ( o indivíduo que pratica bullying) escolhe os alvos mais frágeis psicologicamente , mas o que será frágeis psicologicamente ?
Na minha opinião , são pessoas que numa situação de ameaça não se conseguem defender e se impor, sendo humilhados e maltratados! No entanto o bully também pode ser uma pessoa frustrada, isto é ,uma pessoa que como não consegue ser aquilo que quer , ou não consegue atingir as metas a que se propõe, descarrega a sua raiva nas pessoas mais fracas, pisando-as e humilhando-as  !
A meu ver,  estas atitudes são desumanas e cruéis  ! O facto de uma pessoa ser humilhada, e ser agredida, origina medo de sair de casa, com receio de tudo ! ... Chega a um ponto que é sufocante não poder andar livremente pela rua sem estar acompanhado do medo! Existem tantos casos assim por todo o mundo fora... Porém, os jovens que são vítimas desta monstruosidade , normalmente, não pedem ajuda ! Mas porquê? Porque o medo é mais forte que eles, naquela situação o medo domina-os... Não é verdade que quando se aborda este assunto, o primeiro conselho que damos é: comunicar a pessoas de fora o assunto ? Mas, eu pergunto-me... Sim, é isso que devemos fazer, mas será que naquela altura nos lembraríamos disso ?! Será que tínhamos coragem suficiente? Muitas vezes julgamos as atitudes tomadas pelos outros, mas nem sequer nos pomos no lugar deles... Também existe o cyberbullying, que é bullying na mesma, no entanto por via de tecnologias, igualmente perigosas... Frequentemente, o bullying e o cyberbullying andam interligados, visto que uma coisa leva a outra... Imaginemos um jovem que é agredido física e verbalmente por um outro índividuo e que posteriormente o jovem começa a ser ameaçado através por exemplo do facebook? É um caso de bullying e que posteriormente origina cyberbullying...
A meu ver, viver toda a vida a sofrer chantagens, agressões físicas/verbais, humilhações não é vida para ninguém sendo por isso a razão de suícidio entre jovens com este tipo de problemas... Pedir ajuda, concelhos é o melhor a fazer sem dúvida, no entanto muitas vezes é preciso ter coragem...

2015.dissf
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 23
Data de inscrição : 18/09/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying - cicatriz do passado

Mensagem  filipateixeira em Dom Maio 01, 2016 11:01 am

O bullying é mais do que um problema da atualidade... o bullying é também uma cicatriz do passado de tanta gente!
Hoje, eu e muitos outros adolescentes e jovens adultos, olhamos para trás e vemos o nosso percurso escolar, e apercebemo-nos o quão ele nos pode magoar.
Hoje sou uma jovem feliz e com muita força, contudo o bullying continua a ser uma cicatriz do meu passado! A verdade é que foi isto que me tornou a pessoa que sou hoje. Sou uma guerreira, uma sobrevivente; mas a verdade é que doí. Os fantasmas continuam cá e não há maneira de os afastar!
O pior é que cada vez mais se fala de bullying e que alguém foi agredido na escola. O problema é que a maior parte das pessoas se esquece que o bullying não é apenas violência física, é também violência psicológica e verbal. E essa, às vezes, é tão pior...
Cada palavra fica gravada. Para sempre. E o pior? É que por mais que a queiras apagar, ela apenas fica presa a ti.
Os atos (violência física) ficam escritos na areia, e com o vento apagam-se; mas as palavras ficam gravadas na pedra e, por vento e tempestades que venham nunca se apagam!
E a verdade é que, por vezes, as palavras magoam mais do que um estalo!
"És gorda! És feia! Devias morrer!" Quantas vezes já não ouviste isto? Ao inicio, elas não te diziam nada. Mas, com o tempo, elas começam a ficar gravadas na tua mente... e tu começas a pensar como eles.
E depois, mesmo que eles parem; tu vais continuar a pensar como eles pensavam! Por isso, defende-te! Acredita em ti! E não deixes que te rebaixem ou menosprezem! Tu és melhor que eles! És melhor que todos eles! Por isso não deixes as cicatrizes ficarem! Sê um(a) guerreiro(a)! Stay Strong!

filipateixeira
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/09/2015
Idade : 20

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  Ru_ben em Sex Maio 27, 2016 9:24 am

O termo “bullying” começou a ser usado há relativamente pouco tempo mas, os atos que lhe estão associados digamos que já devem ser seculares. Contudo, este termo que está relacionado com atos de violência física, verbal ou psicológica que são perpetrados de forma continuada sobre alguém, acabou por entrar no vocabulário da família de palavras relacionadas com a Escola.
Geralmente, os atos de bullying são protagonizados por grupos de alunos sobre outro(a) completamente indefeso. Mas, importa destacar o facto que este tipo de atitude reforça a ideia de que quem ataca é inseguro e cobarde e não aguenta um confronto com quem lhe faça frente.
Estas situações não envolvem apenas violência física mas também verbal e, quiçá a mais profunda e de terapia mais prolongada, a violência psicológica.
É comum assistirmos a situações destas através dos meios de comunicação social e percebemos que as vítimas jamais conseguem refazer-se totalmente e recuperar o seu equilíbrio psicológico. Vivem assombrados pelas perseguições e assédios de que eram vítimas. O pior de tudo isto é que estas, a maioria das vezes sofrem em silêncio e receiam partilhar o seu sofrimento, sobretudo por medo de represálias. É, pois, fundamental que todos os adultos que lidam com as crianças e jovens estejam atentos a sinais que podem ser de alerta. Quando isto acontece deve haver uma atuação imediata de modo a que o “terror” termine o mais depressa possível.
Mas, talvez seja tempo de restringir a existência de bullying ao espaço escolar e tomar como protagonistas os alunos pois existem muitos outros locais onde tal acontece e as vítimas são adultos. Em qualquer circunstância tem de haver coragem ara denunciar os infratores que acabam por se mostrar pessoas sem escrúpulos mas infinitamente inseguras, que usam o ataque para não serem atacados. São pessoas com desequilíbrios, só pode, senão nunca ousariam ridicularizar o próximo.

Ru_ben
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/10/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying- Uma marca que fica para sempre.

Mensagem  2016.JoanaPessegos21 em Qui Set 15, 2016 5:58 pm

Bullying... O que é? O bullying é uma atividade violenta praticada pelo bully, maioritariamente em ambientes escolares, com as intenções de maltratar um certo indivíduo, por ele escolhido, quer a nível físico, psicológico ou verbal. Eu sei disso, porque já sofri deste. Mas, por um outro lado este não é só simplesmente o que eu disse anteriormente porque quando se lê o que eu escrevi fica-se indiferente ao problema em questão que no mundo real é muito pior do que parece.
Como já referi este é praticado pelo bully, que nalguns casos pode ser uma só pessoa ou então um grupo. Do meu ponto de vista o bullying é pior quando é praticado por um grupo pois quando é uma só pessoa a maltratar-nos, nós conseguimo-nos defender um pouco mais, mas quando são 5 ou 6 aí é que fica complicado... No meu caso fui maltratada por um grupo de pessoas, mais propriamente um grupo de raparigas que achavam-se as ''rainhas'' da escola, mas no fundo tinham é inveja de mim, ou seja, da pessoa que eu sou, uma pessoa diferente delas, mas isto não interessa ao tema referido.
O que eu nunca percebi é como é que se pode implicar com uma pessoa por ela ser diferente? Se tu queres ser diferente, então faz para que isso se torne realidade! Não é a maltratar os diferentes que vais conseguir aquilo que queres! Não é a feri-los e a deixar-lhes marcas para a vida que vais conseguir o que queres! Eu estou aqui a marcar uma posição e eu quero que ela se mantenha assim, uma posição segura, confiante de si mesma, eu não quero que tu a destruas! Eu simplesmente acho o ato de bullying nojento e ainda me pergunto todos os dias o porque de ainda o continuarem a fazer e pergunto-vos agora, porque? Porque?
Sei que o bully ás vezes também é uma pessoa que passou por maus tratos, quer por parte dos pais, quer por parte de qualquer um presente na vida deste, mas porque fazer aquilo que lhe fizeram aos outros? Para se vingar? Primeiro, acho que a vingança é um dos atos mais cruéis à face da Terra porque, porquê fazer aos outros aquilo que nós não queremos que façam a nós próprios?
Agora só quero que toda a gente pense neste provérbio que eu disse mesmo agora, ''não façam aos outros aquilo que não queres que façam a ti mesmo''. O que significa? Bem o que significa é muito óbvio e enquadra-se perfeitamente neste tema do bullyng, por isso acabo, com muita pena, a minha resposta.


Última edição por 2016.JoanaPessegos21 em Seg Out 10, 2016 6:28 pm, editado 3 vez(es) (Razão : erro ortográfico)
avatar
2016.JoanaPessegos21
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/09/2016
Idade : 17
Localização : Nogueira da Regedoura

Voltar ao Topo Ir em baixo

RE: Bullying

Mensagem  2016.kukam em Seg Set 19, 2016 7:36 pm

Bullying é um comportamento agressivo verbal, físico, psicológico ou social de uma pessoa, ou muitas vezes um grupo, para uma pessoa ou grupo com menos "poder", com o intuito de causar mal, medo e a exclusão.
O/s bully/s em questão para agirem dessa maneira, muitas vezes têm vergonha e complexos com eles mesmos ou problemas em casa (por exemplo).
Na minha opinião Bullying é um ato de cobardice, sendo que os bullys usam essa forma de agressão para esconder os seus próprios defeitos e para tentar sentirem-se superiores.
À pouco tempo vi um filme que falava exatamente neste assunto, "A girl like her" , em que uma rapariga, juntamente com as suas amigas, gozavam uma outra adolescente. A agressão verbal chegou a um ponto onde a pobre adolescente achava que era melhor morrer do que continuar a viver neste mundo e por isso cometeu suicídio.
Neste exemplo, é apenas um filme, porém todos nós sabemos que bastantes adolescentes se automutilam como forma temporária de aliviar a dor ou então se suicidam como uma forma mais permanente.
As pessoas que não se encaixam na "normalidade" da sociedade são as maiores vítimas.
Ainda hoje, na aula de filosofia, analisamos um texto, "Fernão Capelo Gaivota", onde uma gaivota era diferente de todas as outras. Certamente é mais fácil ser "igual aos outros" do que sermos originais, diferentes, nós próprios! Porém, a gaivota, por não ser como as outras, era criticada, até mesmo pelos seus pais.
Tendo dito isto, penso que o Bullying deve ser evitado e quando alguém assiste a algum ato violento deve intervir da melhor maneira que conseguir, porque de outra forma isto será algo que sempre iremos ouvir falar.

2016.kukam
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/09/2016
Idade : 17

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  2016.cloureiro em Seg Out 03, 2016 6:32 pm

O bullying é um ato de agressão (quer física, quer psicológica) intencional e repetitiva praticado por um indivíduo ou grupo de indivíduos em relação a outra pessoa dentro de uma relação desigual de poder. Este é um problema mundial que desde sempre existiu na sociedade e que apenas demonstra a natureza cruel e degradante de alguns ditos seres humanos. Isto é, de certa forma, um paradoxo porque, a meu ver, um ser humano capaz de uma monstruosidade destas não é humano no verdadeiro sentido da palavra, é nada mais do que um corpo sem qualquer humanidade.
Por outro lado, considero que o bullying poderá também ser proveniente de outro problema na sociedade além da crueldade: ignorância. Apenas uma pessoa que não compreenda as sequelas que podem advir do bullying na vítima é capaz de cometer este ato. Apenas alguém que não compreenda que existe algo a que damos o nome de dignidade e que ninguém tem o direito de ferir a de alguém é capaz de uma coisa destas. Apenas alguém que não compreenda que cada ato tem uma consequência é capaz de uma coisa destas. Na verdade, não chamaria a isto de ignorância, mas sim de estupidez.
É, portanto, necessário que este tema seja bastante abordado durante todas as fases da vida de uma pessoa, não só para prevenir o bullying e a estupidez, mas também de forma a tentar ajudar e encorajar aqueles que são vítimas deste ato sem escrúpulos. Já dizia Albert Einstein: "Somente duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira".

2016.cloureiro
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

O bullying

Mensagem  2016-ines.m em Dom Out 16, 2016 8:51 pm

No meu ponto de vista, o bullying é uma coisa horrível e, para mim é difícil de entender a razão destes episódios continuarem a ocorrer.
A meu ver as agressões verbais ou físicas como por exemplo empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens, ameaças e a exclusão têm o poder de destruir a auto-estima da vítima e juntamente com ela podem advir muitas outras sequelas.
Apenas uma pessoa sem sentimentos é que é capaz de fazer tal crueldade. Contudo, muitas das pessoas que assistem a estas tristes situações e não fazem nada na minha opinião são tão culpadas quanto o agressor. Felizmente existem «almas solidárias» que são capazes de dizer não à intolerância, ao preconceito, à violência.
A frase que melhor exprime o que eu penso sobre o bullying é:
"O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos." de Martin Luther King.

2016-ines.m
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 29
Data de inscrição : 20/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  Hut em Sab Fev 18, 2017 4:02 pm

Hoje em dia , o bullying, está cada vez mais sendo praticado pelos adolescentes.
Esta atividade a meu ver é muito estúpida, mas ainda pior são as pessoas que quando vêem esta pratica ficam a filmar ou a rir-se da pessoa que está a sofrer.
Isto acontece pois a sociedade de hoje está cada vez mais separada em grupos. Afetando também os miúdos nas escolas. Por exemplo se não tiver tal par de sapatinhas não pode estar naquele grupo. Com isto digo que a aparencia hoje em dia está muito em jogo, metendo à imagem da pessoa a frente da sua pessoa, e por isso isto acontece.
Os adolescentes que este praticam não devem pensar nas suas consequências para eles e até mesmo para a vitima. A vitima depois de sofrer de bulling pode ficar fisicamente danificado e ainda mais importante psicologicamente.

Hut
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/01/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  2016.ritalima em Ter Mar 28, 2017 8:57 pm

O bullying sempre existiu no nosso dia-a-dia, e, infelizmente, cada vez mais este conceito está presente na nossa sociedade, tendo em conta que muitas vezes existem casos bem perto de nós, mesmo “debaixo do nosso nariz”, e não damos conta!
A questão que se coloca é a seguinte: Qual o motivo que leva os agressores a serem desumanos ao ponto de cometerem certas monstruosidades? A meu ver, os adolescentes que praticam estes atos têm muitas vezes a necessidade extrema de se sentirem superiores e a única maneira que encontram para o fazer é humilhar e ter “controlo absoluto” sobre alguém. Na maior parte das vezes, os agressores são adolescentes frustrados e mal-formados que ainda não adquiriram a maturidade suficiente para distinguir o certo do errado, utilizando a agressão, tanto física como psicológica, como um refúgio para se sentirem melhores consigo mesmos.
O bullying deixa cicatrizes inesquecíveis na vida das vítimas e, na maior parte das vezes, muda a maneira como estas encaram o mundo, pois passam a ser pessoas mais reservadas e medrosas, visto que nunca esqueceram os acontecimentos pelos quais passaram. Há até casos de vítimas que cometeram suicídio por não aguentarem mais a pressão e sofrimento aos quais foram sujeitas! Isto revela o quanto a parte emocional da vítima foi atingida, para esta achar que já não há mais razões para viver e querer por fim à sua própria vida…
A meu ver, este problema é muito preocupante e devemos estar sempre atentos ao ambiente que nos rodeia pois, por vezes, um simples gesto de ajuda pode significar muito para alguém!

2016.ritalima
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Bullying

Mensagem  sofia_ferreira2002 em Sex Set 28, 2018 5:30 pm

O tema do bullying é um tema cada vez mais falado embora,atualmente, ainda seja um pouco desprezado.
O bullying tem como definição, "prática de atos violentos, físicos ou psicológicos, intencionais e repetitivos cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.".
Bullying é muito ouvido no conceito escolar, por este ser o mais comum, no entanto, este tipo de violência acontece noutros ambientes onde aja contato interpessoal.
Mas falemos do bullying escolar!
Os conflitos na idade escolar são muito comuns porque os jovens estão numa fase de insegurança e autoafirmação, assim, só se fala em bullying quando passa de meros desentendimentos de crianças para humilhações. A prática desta agressão acontece, normalmente, fora da vista de uma autoridade, estejamos a falar de um segurança da escola ou até mesmo de um funcionário ou professor, mas também podem acontecer na presença de uma destas autoridades, por exemplo, em papéis ou gestos na sala de aula na presença do professor, estas são as agressões psicológicas e são mais facilmente escondidas, já as físicas, são muito difíceis de esconder e usualmente são descobertas pelos familiares, o que leva a uma transferência de escola.
Individualizaremos agora, o perfil do agressor, vítimas usuais, as consequências a que o bullying leva, sinias típicos que indicam bullying e os vários tipos de bullying.

Perfil do agressor:

  • Em geral, o agressor tem uma mente perversa e até doentia
    Têm consciência dos seus atos e de que a vítima não aceita esse tipo de atos
    Agride para se destacar dentro do seu grupo
    Cometem estes atos para serem mais populares e sentirem o poder


As vítimas usuais:

  • alunos novos
    os que são demasiado tímidos
    os que fisicamente não são parecidos aos restantes
    os que têm umas excelentes notas, que atiça a inveja dos que não estudam tanto


Consequências do bullying:

  • Geralmente as vítimas de bullying ficam com vergonha de falar sobre este tema com amigos ou familiares, permanecendo caladas
    as vítimas de agressão verbal e/ou física ficam marcadas e essa ferida pode não cicatrizar

Por vezes a ajuda psicológica é crucial embora as vítimas a recusem, por isso cabe aos familiares notarem qualquer tipo de sintomas. Se for encontrado qualquer tipo de sintoma é muito importante falar com o responsável da escola e falar com o adolescente em questão.
Ações destas podem evitar tragédias futuras como, até mesmo, o suicídio da vítima.

Alguns sinais típicos são:

  • o jovem recusar ir para a escola
    isolar-se de tudo
    não ter fome
    dores de cabeça
    insónias
    a descida brusca das notas
    febres


Tipos de bullying:

  • Cyberbullying- quando ocorre por meio das tecnologias (redes sociais ou por sms)
    Verbal-quando ocorre por palavras de baixo calibre, calão, apelidos e insultos
    Moral- quando ocorre por difamações e calúnias
    Físico- quando envolve agressão física
    Psicológico-quando envolve o psicológico, com chantagem, manipulação, exclusão, perseguição, etc
    Material- quando envolve roubos e furtos
    Sexual- quando o bullying é cometido por meio de abusos sexuais e assédios


Por tudo isto que apresentei eu penso que este tema devia ser muito mais discutido, porque temos de mudar maneiras de pensar, somos ainda jovens e temos irmãos, primos e assim que podem ser melhores que podem tentar impedir que isto aconteça porque ainda há muitos jovens, com vidas enormes e brilhantes pela frente que tiram as próprias vidas a pensar que não são úteis no mundo por isso temos de tentar ajudar estas pessoas e mostrar que elas fazem a diferença!!

Em anexo deixo uma música que foi feita por um rapaz que sofreu de bullying e passou por muito e mesmo assim teve a coragem de fazer uma música e ir a programa de televisão com ela, um rapaz com uma coragem enorme e de apenas 13/14  anos (na altura) que inspirou o mundo.

sofia_ferreira2002
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/09/2017
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bullying

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum