ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
oliveiradaserra20
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 14
Pontos : 42
Data de inscrição : 01/10/2019

Alterações climáticas no mundo Empty Alterações climáticas no mundo

Sex maio 22, 2020 10:14 am
As alterações climáticas no mundo atual têm levado a graves problemas ambientais e a preocupantes perspetivas para o futuro.
Todos os fenómenos climáticos extremos que temos observado ultimamente (chuvas diluvianas que causam inundações; vagas de calor extremo que levam a incêndios devastadores; tornados e tsunamis) são consequência da ação humana no planeta Terra e que tem levado a graves alterações climáticas. Outra consequência imediata e visível desta ação antrópica é o aumento do buraco de ozono e o efeito de estufa.
Lembremo-nos dos recentes incêndios na Austrália em que as temperaturas chegaram quase aos 50.º centigrados e que não havia forma de debelar. Causaram vítimas mortais, pessoas desalojadas e a fauna e a flora completamente devastadas.
E o mais interessante é que com esta questão do Coronavírus, o confinamento das pessoas e o estado de emergência decretado em quase todos os países do mundo (que parou a economia e a indústria, as viagens e deslocações das pessoas) veio mostrar aquilo que já todos sabíamos: a relação direta entre a ação antrópica e a poluição e consequentes alterações climáticas.
Imagens de satélite mostram a China antes da pandemia e a China durante a pandemia. E a diferença é abismal no que concerne à poluição no ar. O mesmo se passa na Índia em que há muitos anos não se conseguia ver o topo dos Himalaias por causa da poluição.
Na minha opinião, mesmo quando sairmos desta situação atípica em que nos encontramos, nada mias será como dantes e será uma excelente oportunidade para reformularmos as nossas prioridades e dar mais atenção à mãe Natureza no sentido de proteger a nossa casa, o planeta Terra. Aprendemos que já não precisamos de viajar para outro país para uma reunião de negócios. Podemos fazê-lo usando as novas tecnologias e promovendo as videoconferências (diminui logo tráfego aéreo que tanto polui). E outras resoluções destas terão de ser adotadas se queremos proteger as gerações vindouras.

Oliveira da Serra

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos