ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
Flc112005
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 21
Data de inscrição : 09/11/2021

Violência Doméstica Empty Violência Doméstica

Sex Fev 04, 2022 6:00 pm
Como é que em pleno século XXI os casos de violência doméstica continuam a aumentar?
Existem vários tipos de violência: violência física, psicológica, emocional, sexual, financeira. A violência mais visível, é a física, pois esta, por norma deixa marcas no corpo das pessoas (pisaduras, nódoas…), no entanto, qualquer um deste tipo de violência é de extrema gravidade. Qualquer um de nós encontra notícias sobre este assunto em qualquer lado. Vemos muitos casos de violência, normalmente provocada pelo homem, mas em certos casos esta violência é também provocada pelas mulheres.
A violência mais comum é entre casais, mas a violência entre pais e filhos ainda é muito acentuada.
Muitas vezes as pessoas sabem do que está a acontecer com certas famílias, mas preferem não agir, pois “não tem nada a ver com isso”. Eu sou da opinião que as pessoas não se devem meter na vida de outras pessoas, mas isto é um assunto de extrema gravidade e que alguém deve agir de alguma maneira. Na maioria dos casos, a vítima de agressão tem medo de fazer queixa ou de falar com alguém sobre isto, porque tem medo que o agressor possa vir a descobrir e depois seja pior. Por isso é que eu acho que quando alguém apresenta uma queixa destas, deve ser vigiada ao máximo, ter a máxima segurança e ter acompanhamento psicológico.
Este problema é de extrema importância e é admissível que isto ainda aconteça. Todos nós somos pessoas e temos o direito em ser livres, ninguém tem o poder de tocas em nós nem de nos agredir verbalmente ou fisicamente.
avatar
11Benny
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 9
Pontos : 17
Data de inscrição : 20/10/2022

Violência Doméstica Empty A violência doméstica, silêncios que oprimem e matam.

Sáb Dez 10, 2022 7:20 pm
Na maior parte das vezes, o agressor é uma pessoa do círculo de confiança da vítima, onde frequentemente esta vê motivos para desculpar e proteger o seu agressor e antes de chegar ao ato físico de violência é comum episódios de abuso verbal e psicológico.
Para uma sociedade saudável e segura é necessário desenvolver políticas que comprieendam a origem da violência para evitar que estes crimes ocorram, acho que a ideia não devia ser punir quem pratica mas sim ter menos praticantes para punir.
Para combater esta violência não precisamos apenas da punição dos culpados, mas sim sim dos dados que informem justamente as raízes do problema, vis também a ajudar a sociedade a perceber a gravidade de tal ato e apoiar todas as vítimas para que não se sintam sozinhas.
avatar
sofiasantos07
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 22
Pontos : 36
Data de inscrição : 18/09/2022

Violência Doméstica Empty Violência Doméstica

Sex maio 19, 2023 4:21 pm
A violência doméstica é algo que está muito presente atualmente. Neste mundo, há milhares de mulheres que sofrem às mãos de um marido e que não fazem nada para pôr um fim. Achamos que é fácil acabar com aquela dor e sofrimento, mas quando amamos alguém temos sempre esperança que essa pessoa mude e seja melhor. O constante pensamento de que o ato violento poderá nunca mais se repetir, faz com que muitas mulheres vivam na ilusão de um mundo irreal. Muitas vezes acabam por cair nas mentiras e nas manipulações e pensam que tudo aquilo porque estão a pensar é culpa delas. Mas não, nada que uma mulher possa fazer é motivo para ser mal tratada. Nenhuma mulher é um simples objeto... é uma pessoa com sentimentos e emoções, que sente intensamente cada palavra e ato contra ela. 
No entanto, é possível acabar com este ciclo doloroso! Devemos olhar para o mundo não como um conto de fadas, mas sim como um mundo cheio de desafios e obstáculos para enfrentar. Não devemos normalizar este tipo de comportamentos e aceitar o mínimo. Todas as mulheres merecem ser respeitadas e tratadas com dignidade... merecem sorrir!
Conteúdo patrocinado

Violência Doméstica Empty Re: Violência Doméstica

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos