ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
AgulhaNumPalheiro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 17/11/2023

[Livro] "O Conto da Ilha Desconhecida" Empty [Livro] "O Conto da Ilha Desconhecida"

Dom Dez 03, 2023 8:41 pm
Título: "O Conto da Ilha Desconhecida"
Autor: José Saramago
Ilustrador: Bartolomeu Cid dos Santos
Editora: Assírio & Alvim

Opinião: Eu gostei bastante de ler a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, porque, embora tenha sido uma das poucas obras que já li de José Saramago, apreciei muito a forma como este autor retrata as personagens, da forma como conta a história, da forma como “trata” as palavras e da inigualável forma como escreve.
Na minha opinião, um dos pontos fortes da obra foi realmente a história, que achei particularmente interessante, original e surpreendente. O enredo é sublime e inaudito, porque, por exemplo, a forma como o homem que pede um barco ao rei se aventura e arrisca a vida em busca da “Ilha Desconhecida”, mesmo não sabendo navegar e indo contra todas as expectativas e opiniões, é realmente intrigante e estimulante, o que faz com que os leitores fiquem “presos” à leitura do livro e à sua história, curiosos com o que se irá passar em seguida, o que posso afirmar que foi o meu caso.
Um outro elemento que, para mim, fez a diferença entre os livros de Saramago e os livros de outros escritores, foi a forma curiosa e enigmática como Saramago escreve: não usa, por exemplo, travessões, pontos de exclamação ou pontos de interrogação nas falas das personagens. Não obstante, o autor consegue fazer os leitores entenderem quando as personagens falam e a forma como o fazem, permitindo-nos captar as emoções que os participantes das peripécias transmitem.
No geral, não encontrei nada que desfavoreça o livro ou a sua leitura. O único ponto que achei menos positivo na obra, foi o uso de certa linguagem que, como por vezes era algo complexa, fez com que, de certa forma, impedisse uma leitura mais simples e fácil para jovens da minha idade. Por outro lado, não posso deixar de assinalar que esta linguagem mais “cara”, como se costuma dizer, é um bom impulso para permitir aos leitores expandirem o seu vocabulário e aprimorarem as suas leituras.
Em suma, recomendo a leitura do livro “O Conto da Ilha Desconhecida” para leitores de todas as idades. Para além disso, também aconselho, claro, a leitura de outras obras do exímio escritor José Saramago.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos