ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Redes Sociais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Redes Sociais são...

0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
80% 80% 
[ 4 ]
20% 20% 
[ 1 ]
 
Total dos votos : 5

Redes Sociais

Mensagem  Abel em Qua Abr 20, 2011 12:00 pm

As redes sociais são bastante utilizadas por toda a população, tratam-se de websites onde podemos estabelecer ligações com pessoas. Porém, como tudo, as redes sociais possuem desvantagens, por exemplo, a privacidade. Deixo-vos com um vídeo bastante bom que explica a realidade das redes sociais no seu lado "melhor".



A comissão europeia também já alertou para as desvantagens da utilização das redes sociais:

A vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital, Neelie Kroes, advertiu para os pergigos que as crianças correm quando tornam o seu perfil público nas redes sociais, uma vez que ficam facilmente «vulneráveis» ao interesse e assédio de «estranhos».

«Estas crianças colocam-se em risco, ficando vulneráveis a práticas de assédio e aliciamento», avisou Neelie Kroes. Para a vice-presidente da Comissão Europeia, é obrigação das próprias redes sociais garantir a predefinição dos perfis dos menores, tornando-os apenas acessíveis a uma lista restrita e pré-aprovada de contactos e fora do alcance dos motores de pesquisa.

De acordo com um inquérito realizado nos países da União Europeia, 77% dos jovens entre os 13 e os 16 anos e 38% das crianças com idades entre os 9 e os 12 anos, têm perfil registado num sítio de rede social. Muitas crianças que têm informação de números de telefone e até moradas nos perfis que tornaram públicos, não têm noção dos risco que correm.
avatar
Abel
Administrador
Administrador

Mensagens : 423
Data de inscrição : 17/05/2010
Idade : 22
Localização : Vila Nova de Gaia

http://ulnc.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Redes Sociais

Mensagem  Filipa Sousa em Sex Maio 27, 2011 10:44 am

As redes sociais, como o Facebook, hi5, Twitter, etc etc, estão cada vez mais populares pelo mundo inteiro. É raro ver alguém que não tenha a sua página numa qualquer rede social.
As redes sociais têm bastantes vantagens, no entanto, têm também diversos inconvenientes. Estas vantagens e desvantagens dependem da sociedade em que estivermos inseridos, pois cada sociedade se baseia em diferentes dogmas e crenças, cada uma tem a sua maneira de ver e interpretar a vida, um diferente estilo de vida.
Vou apenas mencionar as vantagens e desvantagens que me parecem ser comuns a todas as sociedades.
- poder comunicar com pessoas de todo o mundo, sem restrições, quando e onde quiser, sem precisar de me deslocar ao seu país.
- conhecer novas culturas, novas realidades, compreender o mundo.
- manter-se informado, pois podem partilhar-se notícias, novos dados, novas informações sobre o mundo.
- às vezes são as redes sociais que proporcionam o início/término de relações amorosas.
- num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna. As redes sociais podem ser uma maneira de divulgar o currículo e, se calhar, de arranjar um novo emprego.
- uma boa reputação pode ser construída/destruída numa rede social.
- é uma forma de reencontrar velhos amigos e colegas e fortalecer laços criados.
- é uma excelente forma de trocar opiniões, impressões, sobre os mais variados assuntos e de conhecer outras opiniões, que possam ajudar a formar a sua própria opinião.
- conhecer novas músicas, novos filmes, novas personalidades singulares.
As redes sociais são uma forma de liberdade em todos os sentidos, liberdade essa que, por vezes, ultrapassa certos limites. É aí que entram as maiores desvantagens das redes sociais:
- crimes virtuais (assédio, prostituição,...).
- pessoas mal intencionadas aproveitam-se de pessoas ingénuas.
- as falsas informações, os perfis falsos (ninguém pede confirmação pelo BI ou pela impressão digital para se registar numa rede social).
- as brigas expostas a todos usuários, podem destruir a vida de uma pessoa.
- a exposição gratuita de imagens e da vida pessoal dos usuários.
- as pessoas que mais tempo passam nas redes sociais têm tendência a ter mais dificuldades em se relacionar com as outras já que só se relacionam no mundo virtual.
- o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e esquecem-se do mundo real).
- muitas vezes ocorre a apropriação de imagem de outra pessoa e o plágio.

Sabendo como utilizar as redes sociais e na dose certa não há nenhum problema na sua utilização, podemos até tirar grande partido do seu uso.

O primordial é ter um equilíbrio, pois tudo em excesso é prejudicial à nossa vida.

É claro que a vida real é sempre mais importante que a virtual e jamais deve ser substituída.

avatar
Filipa Sousa
Administrador
Administrador

Mensagens : 342
Data de inscrição : 13/01/2011
Idade : 23

Voltar ao Topo Ir em baixo

Redes Sociais

Mensagem  2016Marta em Seg Abr 10, 2017 7:06 pm

Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns.

Atualmente as redes sociais ja fazem parte de todos os individuos, independentemente da sua idade; vemos crianças bastante novas assim como idosos a frequentarem as redes sociais. Afetam maioritariamente os adolescentes, pois a maioria do conteúdo transmitido é mais apelativo a esta fase etária.
Vemos adolescentes que a primeira coisa que fazem ao acordar é ver os novos posts dos seus amigos; esta reação ja é automatica nestes jovens, ja é algo tão normal que nem pensam nas consequências deste ato. Outros, mal ouvem o som da campainha na escola vão logo buscar o telemóvel e é nele que passam todo o intervalo. E estes comportamentos repetem-se continuamente ao longo dos dias...

Será isto uma situação grave à qual se deve requerer atenção?
Eu penso que a utilização das redes sociais tem se tornado cada vez mais excessiva e por isso esta utilização torna-se preocupante.
São usadas para todo o tipo de fins, desde falar com outros individuos que já não vemos à algum tempo, a "perseguir" outros utilizadores, ver nova informação, entre outras coisas.
Pelas variadas funções que estas redes sociais proporcionam, os individuos dedicam algum do seu tempo, por vezes excessivo, a utilização das mesmas.

Para concluir, as redes sociais são bastante marcantes no nosso quotidiano mas não devem ser usadas de forma exorbitante e a sua utilização devem ser feita conscientemente.

Razz  Shocked

2016Marta
Aspirante
Aspirante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 20/09/2016
Idade : 15

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Redes Sociais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum