ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
cardal
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 17
Data de inscrição : 25/09/2020

As crianças e as tecnologias Empty As crianças e as tecnologias

Sáb Out 17, 2020 9:44 am
As tecnologias tem vindo a mudar a nossa vida por exemplo antigamente tínhamos de consultar um livro para ir buscar uma informação que agora conseguimos em segundos.
Mas as tecnologias também têm as suas desvantagens e nas crianças muito mais. Quando eu era pequeno lembro me de ir ao restaurante com a minha família e de jogarmos á sardinha, ou alguém trazia uma caneta e riscávamos o papel que o empregado trazia para cobrir a mesa e eu olhava para as outras pessoas e estavam todas a fazer exatamente o mesmo. Agora eu e a minha irmã continuamos a fazer a mesma coisa sempre que vamos ao restaurante mas eu olho á minha volta e já não vejo o que via antes. Quando olho para o lado vejo famílias a tirar fotos á comida para por nas redes sociais, vejo até crianças que já têm o seu telefone sendo que eu ate ao meu 8 ano tinha um de teclas.
Acho que as tecnologias são importantes para a nossa vida mas acho que têm de ser moderadas para não chegarmos todos á loucura.
avatar
4bavmwer
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 13
Pontos : 13
Data de inscrição : 31/10/2020

As crianças e as tecnologias Empty As crianças e as tecnologias

Qua Fev 24, 2021 2:06 pm
Boa Tarde!
Concordo contigo, exceto na expressão que me deu a entender que nós, ao termos a informação toda num piscar de olhos é bom: “tínhamos de consultar um livro para ir buscar uma informação que agora conseguimos em segundos”. Na minha opinião, isto, não é uma vantagem, é um problema bastante grave. Atualmente qualquer pessoa ao conseguir aceder facilmente à informação que procura com um só “toque”, faz com que a sociedade, principalmente os mais jovens, se habituem à instantaneidade e seja cada vez mais difícil se concentrarem na escola/trabalho.
Seguidamente, as crianças ao começarem a usar as tecnologias cedo, irá torná-las mais impacientes e menos habituadas ao contacto físico. Ao afirmar isto refiro-me às crianças que começam a jogar com 4 anos tanto no telemóvel como no computador, estas nunca vão vivenciar aquilo que a gerações anteriores à geração Z, vivenciaram… E isso, é realmente preocupante… Estas crianças, esta nova geração nunca vai saber o que é “esperar na seca à mesa para chegar o empregado” pois estão sempre entretidas com o telemóvel. Para além disto, quanto mais vezes jogarem, mais “coladas” ficam, portanto, menor proximidade social, e que poderá acabar por se tornar num vício se não for controlado pelos pais.
No entanto, as crianças não nascem ensinadas, logo, quem deixou este “vício” desenvolver-se foram os pais, mais especificamente: a forma como estes educam os seus filhos. Uma das razões dos pais, atualmente deixarem facilmente os filhos entrarem naquele mundo, é porque não querem lidar com eles em determinadas situações, caso de esperar para ser atendido no restaurante. É muito mais fácil “colocar” os filhos a jogar do que estar a ouvi-los a fazer birras...
Em suma, o mundo está a ficar diferente daquele que nós crescemos, sobretudo devido às tecnologias, no entanto vamos ser NÓS que vamos “decidir”, se as gerações do próximo século vão saber o que é brincar ao jogo da sardinha ou de desenhar nos guardanapos… Razz
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos