ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

O que é para ti a dança?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é para ti a dança?

Mensagem  Alexandra Domingues em Qua Jan 08, 2014 9:40 pm

Se procurares na internet ou até mesmo num dicionário pela palavra "dança" aparecer-te-á imensa informação, que em poucas palavras pode ser resumido em algo como: "A dança é uma das principais artes cénicas que remontam da antiguidade. Caracteriza-se pelo uso do corpo através de movimentos pré-definidos (coreografia) ou improvisados (freestyle). Existem vários tipos de dança, tais como: ballet, hip hop, jazz, danças de salão, contemporâneo, etc."
Admito que está correto, no entanto, um pouco incompleta talvez... Assim sendo, decidi partilhar convosco a minha interpretação/definição de dança.
Para mim a dança é muito mais que aquilo anteriormente referido. Para mim a dança é a música tornada visível, é comunicar música visualmente! A dança é, para mim, uma forma de comunicação intercultural, é uma linguagem universal! A dança serve assim, muitas vezes, para expressar o que é demasiado profundo para se encontrar palavras, a dança é, nestas situações, a linguagem escondida da alma. Talvez por isso sempre me disseram que na dança não é suficiente sentir o que se faz, mas transmitir o que se sente! A dança é, para muitos, incluindo para mim, um atalho para a felicidade, um refúgio talvez!

E para ti, o que é a dança?

Aqui deixo-vos um vídeo, quem sabe como forma de inspiração.

Alexandra Domingues
Aspirante
Aspirante

Amor pela dança!

Mensagem  a11827 em Sab Jan 11, 2014 2:33 pm

De facto, através da leitura da tua interpretação sobre a dança, rapidamente se percebe que falas sobre ela com paixão. Realmente, quando estamos apaixonados por algo ou alguém, significa que isso nos preenche a alma. A dança não pode ser entendida como um mero refúgio para o mundo, mas como um meio de comunicarmos com ele. Continua a fazer aquilo que tanto gostas de fazer. Só assim a vida faz sentido!

a11827
Aspirante
Aspirante

Re: O que é para ti a dança?

Mensagem  Alexandra Domingues em Qua Jan 15, 2014 8:11 pm

Obrigado! De facto, a dança é uma das minhas grandes paixões e fico bastante satisfeita por ter conseguido passar essa mensagem. Concordo plenamente contigo, aliás, não poderia estar mais de acordo, a dança é sem dúvida aquilo que referiste (pelo menos, na minha opinião)... Mais uma vez obrigado, neste caso pelo teu conselho e garanto-te que o seguirei!
Alexandra Domingues
Aspirante
Aspirante

Dança

Mensagem  belinhasousa em Dom Mar 30, 2014 4:51 pm

A dança é uma inspiração, para os que dançam é uma arte. Eu danço desde os 6 anos e sinto que sem a dança já não seria a mesma coisa. Dançar faz-nos libertar o que sentimos, é uma língua que todas as culturas intendem. Não é preciso sabermos dançar para podermos dançar, basta uma música tocar e já sentimos liberdade em expressar os nossos sentimentos. A dança é a fala do corpo.

belinhasousa
Estudioso
Estudioso

A Dança para mim

Mensagem  Joanaferraz em Sex Maio 02, 2014 9:00 pm

Para mim a dança é uma arte forma de demonstrarmos aquilo que sentimos através do nosso corpo, sem ter que usar palavras ou outras formas de comunicação. É uma arte e também um desporto, apesar de nem toda a gente a considerar como tal. A dança provoca uma sensação de liberdade, permitindo-nos soltar de sensações mais negativas, sendo uma forma de nos refugiarmos. Mas é também nos momentos mais alegres que a dança se manifesta e revela a verdadeira paixão e alma de quem a executa. Existem muitos géneros de dança e cada um deles tem várias técnicas dependendo da região na qual se pratica. Está conectada com a música, que é outra forma de arte. Dançar é saudável e uma actividade muito benéfica para o ser humano!

Joanaferraz
Aspirante
Aspirante

A dança em cada um...

Mensagem  gracielaaalves em Seg Set 29, 2014 8:01 pm

Devo dizer que a dança é algo que sempre me cativou, algo que sempre admirei e ainda hoje o faço! Se me perguntarem a mim o que é a dança eu irei descrevê-la para além de movimentos corporais, ou das artes mais antigas, como diz o dicionário. Para mim a dança sempre fez parte da minha vida, tal como a música que a ela está relacionada! Sempre foi uma fonte para refúgio ou busca de forças e alegria. Já a pratico desde os 7 ou 8 anos de idade, umas consideráveis vezes por semana. Se me arrependo de ter dispensado tanto tempo para esta atividade? Não, e porquê? Pois passou a ser, ao longo do tempo, mais que uma atividade, mas sim algo que me fazia feliz!
Para mim, a dança é uma linguagem expressiva, na qual não são precisas palavras para ser entendida. Uma coreografia não contém só várias sequências de movimentos, mas também sentimento, paixão e dedicação!
Nela encontrei uma forma de me expressar sem ter de falar. É uma fonte de cultura e linguagem para muitos países e pessoas. Para mim não é diferente...

gracielaaalves
Aspirante
Aspirante

Mensagem  2015.aprenderaviver em Qua Set 16, 2015 6:59 pm

A dança é para mim como um refúgio, porque mesmo quando tudo está mal, sei que ao menos a dançar ninguém me vai julgar.
Concordo com o que disseste, a dança é uma forma de nos expressarmos ,uns utilizam o desenho, outros a escrita e nós o corpo.
Tudo formas diferentes ,mas no fim tudo vai dar ao mesmo.

2015.aprenderaviver
Aspirante
Aspirante

Mensagem  2015.chocolate em Sab Set 19, 2015 3:16 pm

Desde sempre que a dança esteve presente na minha vida. Desde criança quando ouvia uma música e vinha aquela vontade incontrolável que começar a mexer o corpo até hoje, manifestando-se a mesma vontade! Para mim a dança nao é apenas um conjunto de passos ao som de uma música (como muitos pensam), para mim a dança é simplesmente a melhor maneira de expressar o que sentimos, especialmente através da dança contemporânea (na minha opinião). E este caso é mesmo para dizer que: se a dança nao existisse eu teria de a inventar!

2015.chocolate
Aspirante
Aspirante

O que é para mim a Dança?

Mensagem  2015.hikarivision em Dom Set 20, 2015 9:18 pm

Como tudo na vida a dança é um tipo de expressionismo que apenas alguns conseguem alcançar.
Para mim a dança é um vazio que se preenche com cor dado pelos movimento suaves e delicados como se quisesses empurrar o ar tornando-o no meu mensageiro de sentimentos.
Quando dançava não existia mais nada,a dança era uma abstração completa do mundo real.Era só eu e os meus pensamentos.
Dançar é uma libertação do espírito. Para aprender os passos e as coreografias é um "Terror" dá trabalho e ouve-se muitas correções, mas tudo vale a pena por aquela fração de segundo de adrenalina com o palco o publico e o que eu sinto.
Aquele suspiro e os primeiro passos a pisar o palco, o coração a bater, uma expressão suave na cara, a colocação no palco, e o inicio da musica, quando ela começa aí eu sou livre, nesse momento eu voo. Voo porque o que eu sinto vai chegar a alguém e vai encontrar um lugar aonde esse sentimento vai ser entendido.
Dançar é união de elementos num: os passos, a música, os sentimentos, eu e o ar. Dançar é como voar.
2015.hikarivision
Aprendiz
Aprendiz

O que é a dança para mim?

Mensagem  2015.Locas em Dom Nov 15, 2015 11:52 pm

Ao longo dos tempos a dança tem estado presente com grande influência nas sociedades, como via de socialização proporcionando o conhecimento sobre a diversidade cultural de diferentes povos. Desta forma podemos ver muitas formas de dança como: danças de salão, folclóricas, ballet, entre outras.
A dança não se confine simplesmente a movimentos corporais ritmados, mas sim, à expressividade corporal ao som de música como forma de comunicação, interação e interpretação com o público, por isso, é considerada uma das artes mais completas porque envolve a música, o teatro, a pintura e a escultura, levando a exprimir as mais simples quanto as mais fortes emoções. Assim sendo, é possível interpretarmos e despertarmos a alegria, o amor, o afeto, o drama, a raiva, a ira, a tristeza, entre outras emoções. Daí que o seu significado vá para além da expressão artística, mas, como meio de aquisição de conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, comunicação e desenvolvimento da criatividade. A dança pode existir como manifestação artística, como divertimento ou como cerimónia. O estado de espírito de quem dança reflete-se no seu desempenho.
No que respeita à dança, ela faz parte da minha vida desde cedo, 11 anos, logo é uma necessidade para o meu bem estar físico, mental e emocional. Daí que ela é um refúgio, para mim, nos momentos de tristeza, assim como, de libertação para outras emoções. É difícil transmitir um sentimento ou emoção que não se sinta. Termino a minha intervenção com uma citação de Ruth Saint-Denis: “A maior função da dança, é a de ajudar o homem a formar um conceito mais nobre de si próprio”.

2015.Locas
Aspirante
Aspirante

A Dança para mim

Mensagem  MariaGoncalves_S4_15 em Seg Dez 14, 2015 7:02 pm

Na minha opinião a dança é muitas vezes desvalorizada e até mesmo ridicularizada por uma percentagem significativa da população. Eu considero este tipo de posição relativamente a um desporto e arte tão genuína e verdadeira como as outras como errada, até certo ponto. Todos têm o direito a ter a sua própria opinião mas penso que esta deve estar fundamentada: muitos falam da dança como sendo, nomeadamente como um desporto, algo de pouco valor e que não exige tanta dedicação ou esforço como os outros. Posso então dizer que quem isto pensa está certamente errado: a dança exige um trabalho diário, uma dedicação enorme e um enorme esforço tanto físico como psicológico do bailarino, e posso dizer, por experiência, que a dança, seja que estilo for, é uma arte bela de observar e vivenciar pois esta é capaz de despertar os nossos sentidos de uma maneira absolutamente incrível, transpondo-nos para um lugar totalmente diferente da realidade e absolutamente mágico.

MariaGoncalves_S4_15
Aspirante
Aspirante

Mensagem  estrelinha em Ter Fev 09, 2016 10:14 pm

A dança é uma das coisas mais lindas que existe no mundo. Quando estou a dançar, tudo que está à minha volta parece ficar ainda mais belo e colorido.
A dança é uma entrega, é deixarmo-nos levar pelos movimentos, é encontrarmo-nos a nós próprios independentemente daquilo que estejamos a passar e a sentir no momento.
Não danço para receber aplausos ou simplesmente para dizer aos outros que sei dançar.
Danço porque a dança para mim faz muito sentido. A complexidade e as emoções que a dança expressa fazem-me contemplar com outros olhos o mundo… um mundo mais harmonioso e simples que se prefere manifestar no silêncio das palavras, apenas com o encanto e suavidade do movimento.
Posso não entender o som dos pássaros, mas consigo interpretar os seus gestos que mostram os seus movimentos de dança de uma forma natural e deslumbrante.
Dançar não vai acabar com as fomes nem vai lutar para trazer a paz. Mas como uma linguagem universal, a dança fala de alegria e contribui para uma maior união. Espero que nunca possa ser tirada do nosso mundo.
Deixo aqui um vídeo bastante inspirador que de certeza não deixa ninguém indiferente.

Apesar de todos os obstáculos que nos possam surgir nunca devemos de acreditar nos nossos sonhos por mais difíceis que eles sejam de realizar depois de uma grande mudança.
Os dançarinos são contadores de histórias que as contam com os seus corpos, sem palavras apenas com a alma.

estrelinha
Aspirante
Aspirante

O que é para mim a dança?

Mensagem  2017.mguimarães em Sab Set 30, 2017 9:59 am

Para mim, descrever esta palavra é me difícil uma vez que esta representa um isto de emoções e sentimentos e me define enquanto ser humano! Se procurarmos no dicionário aparece a seguinte definição: "série de movimentos executados com o corpo, de forma ritmada e coreografada, geralmente ao som de uma música". Para ser sincera, não concordo com esta definição porque na dança, o dançarino trasmite emoções e sentimentos, que por vezes são mais visíveis numa coreografia do que numa letra de uma música, e para pessoas como eu a dança dá para relaxar!

2017.mguimarães
Aspirante
Aspirante

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: