ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

O que é para ti a dança?

+30
Nita_silva
FGDS
pensadora_18
próxima.big.escritora
chica12
Lulu
mar-4
Fil.1515
Mafalda13
moonshadow
Carol19
anaferreira27
bliss
Brigantina19/20
Flor Sorridente
2017.sguedes
2016.afs31
2017.martaribeiro
2017.mguimarães
estrelinha
MariaGoncalves_S4_15
2015.Locas
2015.hikarivision
2015.chocolate
2015.aprenderaviver
gracielaaalves
Joanaferraz
belinhasousa
a11827
Alexandra Domingues
34 participantes
Ir para baixo
Alexandra Domingues
Alexandra Domingues
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 27

O que é para ti a dança? Empty O que é para ti a dança?

Qua Jan 08, 2014 9:40 pm
Se procurares na internet ou até mesmo num dicionário pela palavra "dança" aparecer-te-á imensa informação, que em poucas palavras pode ser resumido em algo como: "A dança é uma das principais artes cénicas que remontam da antiguidade. Caracteriza-se pelo uso do corpo através de movimentos pré-definidos (coreografia) ou improvisados (freestyle). Existem vários tipos de dança, tais como: ballet, hip hop, jazz, danças de salão, contemporâneo, etc."
Admito que está correto, no entanto, um pouco incompleta talvez... Assim sendo, decidi partilhar convosco a minha interpretação/definição de dança.
Para mim a dança é muito mais que aquilo anteriormente referido. Para mim a dança é a música tornada visível, é comunicar música visualmente! A dança é, para mim, uma forma de comunicação intercultural, é uma linguagem universal! A dança serve assim, muitas vezes, para expressar o que é demasiado profundo para se encontrar palavras, a dança é, nestas situações, a linguagem escondida da alma. Talvez por isso sempre me disseram que na dança não é suficiente sentir o que se faz, mas transmitir o que se sente! A dança é, para muitos, incluindo para mim, um atalho para a felicidade, um refúgio talvez!

E para ti, o que é a dança?

Aqui deixo-vos um vídeo, quem sabe como forma de inspiração.

avatar
a11827
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 3
Pontos : 5
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 26

O que é para ti a dança? Empty Amor pela dança!

Sáb Jan 11, 2014 2:33 pm
De facto, através da leitura da tua interpretação sobre a dança, rapidamente se percebe que falas sobre ela com paixão. Realmente, quando estamos apaixonados por algo ou alguém, significa que isso nos preenche a alma. A dança não pode ser entendida como um mero refúgio para o mundo, mas como um meio de comunicarmos com ele. Continua a fazer aquilo que tanto gostas de fazer. Só assim a vida faz sentido!
Alexandra Domingues
Alexandra Domingues
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 6
Data de inscrição : 08/01/2014
Idade : 27

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Qua Jan 15, 2014 8:11 pm
Obrigado! De facto, a dança é uma das minhas grandes paixões e fico bastante satisfeita por ter conseguido passar essa mensagem. Concordo plenamente contigo, aliás, não poderia estar mais de acordo, a dança é sem dúvida aquilo que referiste (pelo menos, na minha opinião)... Mais uma vez obrigado, neste caso pelo teu conselho e garanto-te que o seguirei!
avatar
belinhasousa
Estudioso
Estudioso
Mensagens : 55
Pontos : 57
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 25

O que é para ti a dança? Empty Dança

Dom Mar 30, 2014 5:51 pm
A dança é uma inspiração, para os que dançam é uma arte. Eu danço desde os 6 anos e sinto que sem a dança já não seria a mesma coisa. Dançar faz-nos libertar o que sentimos, é uma língua que todas as culturas intendem. Não é preciso sabermos dançar para podermos dançar, basta uma música tocar e já sentimos liberdade em expressar os nossos sentimentos. A dança é a fala do corpo.
avatar
Joanaferraz
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 6
Pontos : 6
Data de inscrição : 21/09/2013

O que é para ti a dança? Empty A Dança para mim

Sex maio 02, 2014 10:00 pm
Para mim a dança é uma arte forma de demonstrarmos aquilo que sentimos através do nosso corpo, sem ter que usar palavras ou outras formas de comunicação. É uma arte e também um desporto, apesar de nem toda a gente a considerar como tal. A dança provoca uma sensação de liberdade, permitindo-nos soltar de sensações mais negativas, sendo uma forma de nos refugiarmos. Mas é também nos momentos mais alegres que a dança se manifesta e revela a verdadeira paixão e alma de quem a executa. Existem muitos géneros de dança e cada um deles tem várias técnicas dependendo da região na qual se pratica. Está conectada com a música, que é outra forma de arte. Dançar é saudável e uma actividade muito benéfica para o ser humano!
avatar
gracielaaalves
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 29/09/2014

O que é para ti a dança? Empty A dança em cada um...

Seg Set 29, 2014 9:01 pm
Devo dizer que a dança é algo que sempre me cativou, algo que sempre admirei e ainda hoje o faço! Se me perguntarem a mim o que é a dança eu irei descrevê-la para além de movimentos corporais, ou das artes mais antigas, como diz o dicionário. Para mim a dança sempre fez parte da minha vida, tal como a música que a ela está relacionada! Sempre foi uma fonte para refúgio ou busca de forças e alegria. Já a pratico desde os 7 ou 8 anos de idade, umas consideráveis vezes por semana. Se me arrependo de ter dispensado tanto tempo para esta atividade? Não, e porquê? Pois passou a ser, ao longo do tempo, mais que uma atividade, mas sim algo que me fazia feliz!
Para mim, a dança é uma linguagem expressiva, na qual não são precisas palavras para ser entendida. Uma coreografia não contém só várias sequências de movimentos, mas também sentimento, paixão e dedicação!
Nela encontrei uma forma de me expressar sem ter de falar. É uma fonte de cultura e linguagem para muitos países e pessoas. Para mim não é diferente...
avatar
2015.aprenderaviver
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 4
Pontos : 4
Data de inscrição : 16/09/2015

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Qua Set 16, 2015 7:59 pm
A dança é para mim como um refúgio, porque mesmo quando tudo está mal, sei que ao menos a dançar ninguém me vai julgar.
Concordo com o que disseste, a dança é uma forma de nos expressarmos ,uns utilizam o desenho, outros a escrita e nós o corpo.
Tudo formas diferentes ,mas no fim tudo vai dar ao mesmo.
avatar
2015.chocolate
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 11
Pontos : 11
Data de inscrição : 16/09/2015

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Sáb Set 19, 2015 4:16 pm
Desde sempre que a dança esteve presente na minha vida. Desde criança quando ouvia uma música e vinha aquela vontade incontrolável que começar a mexer o corpo até hoje, manifestando-se a mesma vontade! Para mim a dança nao é apenas um conjunto de passos ao som de uma música (como muitos pensam), para mim a dança é simplesmente a melhor maneira de expressar o que sentimos, especialmente através da dança contemporânea (na minha opinião). E este caso é mesmo para dizer que: se a dança nao existisse eu teria de a inventar!
2015.hikarivision
2015.hikarivision
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 26
Pontos : 32
Data de inscrição : 14/09/2015
Localização : Paradise

O que é para ti a dança? Empty O que é para mim a Dança?

Dom Set 20, 2015 10:18 pm
Como tudo na vida a dança é um tipo de expressionismo que apenas alguns conseguem alcançar.
Para mim a dança é um vazio que se preenche com cor dado pelos movimento suaves e delicados como se quisesses empurrar o ar tornando-o no meu mensageiro de sentimentos.
Quando dançava não existia mais nada,a dança era uma abstração completa do mundo real.Era só eu e os meus pensamentos.
Dançar é uma libertação do espírito. Para aprender os passos e as coreografias é um "Terror" dá trabalho e ouve-se muitas correções, mas tudo vale a pena por aquela fração de segundo de adrenalina com o palco o publico e o que eu sinto.
Aquele suspiro e os primeiro passos a pisar o palco, o coração a bater, uma expressão suave na cara, a colocação no palco, e o inicio da musica, quando ela começa aí eu sou livre, nesse momento eu voo. Voo porque o que eu sinto vai chegar a alguém e vai encontrar um lugar aonde esse sentimento vai ser entendido.
Dançar é união de elementos num: os passos, a música, os sentimentos, eu e o ar. Dançar é como voar.
avatar
2015.Locas
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 7
Pontos : 17
Data de inscrição : 14/09/2015

O que é para ti a dança? Empty O que é a dança para mim?

Dom Nov 15, 2015 11:52 pm
Ao longo dos tempos a dança tem estado presente com grande influência nas sociedades, como via de socialização proporcionando o conhecimento sobre a diversidade cultural de diferentes povos. Desta forma podemos ver muitas formas de dança como: danças de salão, folclóricas, ballet, entre outras.
A dança não se confine simplesmente a movimentos corporais ritmados, mas sim, à expressividade corporal ao som de música como forma de comunicação, interação e interpretação com o público, por isso, é considerada uma das artes mais completas porque envolve a música, o teatro, a pintura e a escultura, levando a exprimir as mais simples quanto as mais fortes emoções. Assim sendo, é possível interpretarmos e despertarmos a alegria, o amor, o afeto, o drama, a raiva, a ira, a tristeza, entre outras emoções. Daí que o seu significado vá para além da expressão artística, mas, como meio de aquisição de conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, comunicação e desenvolvimento da criatividade. A dança pode existir como manifestação artística, como divertimento ou como cerimónia. O estado de espírito de quem dança reflete-se no seu desempenho.
No que respeita à dança, ela faz parte da minha vida desde cedo, 11 anos, logo é uma necessidade para o meu bem estar físico, mental e emocional. Daí que ela é um refúgio, para mim, nos momentos de tristeza, assim como, de libertação para outras emoções. É difícil transmitir um sentimento ou emoção que não se sinta. Termino a minha intervenção com uma citação de Ruth Saint-Denis: “A maior função da dança, é a de ajudar o homem a formar um conceito mais nobre de si próprio”.
avatar
MariaGoncalves_S4_15
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 13/11/2015

O que é para ti a dança? Empty A Dança para mim

Seg Dez 14, 2015 7:02 pm
Na minha opinião a dança é muitas vezes desvalorizada e até mesmo ridicularizada por uma percentagem significativa da população. Eu considero este tipo de posição relativamente a um desporto e arte tão genuína e verdadeira como as outras como errada, até certo ponto. Todos têm o direito a ter a sua própria opinião mas penso que esta deve estar fundamentada: muitos falam da dança como sendo, nomeadamente como um desporto, algo de pouco valor e que não exige tanta dedicação ou esforço como os outros. Posso então dizer que quem isto pensa está certamente errado: a dança exige um trabalho diário, uma dedicação enorme e um enorme esforço tanto físico como psicológico do bailarino, e posso dizer, por experiência, que a dança, seja que estilo for, é uma arte bela de observar e vivenciar pois esta é capaz de despertar os nossos sentidos de uma maneira absolutamente incrível, transpondo-nos para um lugar totalmente diferente da realidade e absolutamente mágico.

avatar
estrelinha
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 8
Pontos : 22
Data de inscrição : 22/09/2015

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Ter Fev 09, 2016 10:14 pm
A dança é uma das coisas mais lindas que existe no mundo. Quando estou a dançar, tudo que está à minha volta parece ficar ainda mais belo e colorido.
A dança é uma entrega, é deixarmo-nos levar pelos movimentos, é encontrarmo-nos a nós próprios independentemente daquilo que estejamos a passar e a sentir no momento.
Não danço para receber aplausos ou simplesmente para dizer aos outros que sei dançar.
Danço porque a dança para mim faz muito sentido. A complexidade e as emoções que a dança expressa fazem-me contemplar com outros olhos o mundo… um mundo mais harmonioso e simples que se prefere manifestar no silêncio das palavras, apenas com o encanto e suavidade do movimento.
Posso não entender o som dos pássaros, mas consigo interpretar os seus gestos que mostram os seus movimentos de dança de uma forma natural e deslumbrante.
Dançar não vai acabar com as fomes nem vai lutar para trazer a paz. Mas como uma linguagem universal, a dança fala de alegria e contribui para uma maior união. Espero que nunca possa ser tirada do nosso mundo.
Deixo aqui um vídeo bastante inspirador que de certeza não deixa ninguém indiferente.



Apesar de todos os obstáculos que nos possam surgir nunca devemos de acreditar nos nossos sonhos por mais difíceis que eles sejam de realizar depois de uma grande mudança.
Os dançarinos são contadores de histórias que as contam com os seus corpos, sem palavras apenas com a alma.
avatar
2017.mguimarães
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 18/09/2017

O que é para ti a dança? Empty O que é para mim a dança?

Sáb Set 30, 2017 10:59 am
Para mim, descrever esta palavra é me difícil uma vez que esta representa um isto de emoções e sentimentos e me define enquanto ser humano! Se procurarmos no dicionário aparece a seguinte definição: "série de movimentos executados com o corpo, de forma ritmada e coreografada, geralmente ao som de uma música". Para ser sincera, não concordo com esta definição porque na dança, o dançarino trasmite emoções e sentimentos, que por vezes são mais visíveis numa coreografia do que numa letra de uma música, e para pessoas como eu a dança dá para relaxar!


Última edição por 2017.mguimarães em Dom Abr 15, 2018 5:31 pm, editado 1 vez(es)
avatar
2017.martaribeiro
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 17
Pontos : 39
Data de inscrição : 19/09/2017

O que é para ti a dança? Empty Para mim a dança é...

Sex Out 20, 2017 7:39 pm
"Dança": uma palavra tão simples... mas que desperta em mim inúmeras emoções!
Sempre que esta palavra surge na minha mente, sinto que sou transportada de volta para os meus cinco anos, da primeira vez em que pisei o chão da sala da Academia, que ainda hoje é como uma segunda casa para mim. Desde esse instante compreendi que "dançar" não dá para ser definido em nenhum dicionário. Não é um gesto qualquer, muito menos mecânico; não é o "realizar movimentos sincronizados ao som de uma música", mas sim o "deixar que a música nos toque o coração e nos faça expressar os nossos sentimentos".
Porém, para cada um de nós tem um significado diferente, daí que não haja uma definição possível! Apenas tenho uma certeza: quem dança é capaz de descobrir um mundo mágico, fora da realidade, no qual respira cada movimento genuinamente e vive intensamente em cada acorde da melodia.
avatar
2016.afs31
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 43
Data de inscrição : 14/09/2016

O que é para ti a dança? Empty Para ti o que é a dança?

Seg Dez 04, 2017 8:44 pm
A dança faz parte da minha vida desde que me lembro. Comecei a praticar ballet com 3 anos e mantive-me neste género até aos 15 e, embora tenha parado por questões de saúde, a dança foi e sempre será uma grande paixão. Embora tenha enveredado por um género de dança mais clássico, consigo encontrar beleza em todos os géneros, e é com grande tristeza, que não tenho formação em mais nenhum.
Qualquer bailarino sabe que, teoricamente, a dança é a execução de movimentos, seguindo um ritmo, que podem ser pré-estabelecido (coreografia) ou improvisados (estilo livre).
Mas na verdade é muito mais do que isso!
A dança é uma forma de expressão, uma forma de libertação e também uma forma de reflexão, porque a verdade é que quando dançamos a nossa alma liberta-se e trata-se de algo muito maior do que apenas o nosso corpo a executar movimentos. É possível dançar os nossos sentimentos, refletir sobre os nossos problemas dançando e acima de tudo é possível ser FELIZ enquanto se dança. E a verdade é que é muito diferente observar um bailarino tecnicamente exímio, mas sem alma do que um bailarino que dance com todo o sentimento. Apesar de a dança ser uma arte extremamente difícil de executar, julgo que todos poderão ter prazer num “pezinho de dança”, mesmo que sejam um “pé de chumbo”, porque a dançar o que conta é o sentimento.
avatar
2017.sguedes
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 10
Pontos : 10
Data de inscrição : 24/09/2017

O que é para ti a dança? Empty Dança na minha vida

Ter Dez 12, 2017 11:25 pm
Desde muito nova que a dança assumiu um papel importante na minha vida.
Tudo começou por volta dos meus 5 anos quando comecei a praticar ballet. É verdade que, possivelmente, nessa altura, não daria o devido valor a esta atividade. Só mais tarde vim a descobrir esta enorme e mágica paixão que possuo pela dança quando entrei para uma academia. Aí, tive a maravilhosa oportunidade de experimentar vários géneros como jazz, contemporâneo ou até kizomba. Contudo, o meu amor é, sem dúvida, o hip hop. Para mim, é como uma droga, um vício, uma dependência. É este efeito excepcional que a dança provoca em mim. Ajuda-me muitas vezes a combater o stress do dia a dia, das avaliações, das zangas entre amigos ou familiares, da rotina maçadora. Quando eu danço o mundo, as vozes, as pessoas desaparecem. Nesse momento, o meu mundo é simplesmente eu, a música e eu. Todavia, neste momento, não ando em aulas de dança, com muita pena minha. Por vezes, sinto a necessidade de sentir a liberdade que essa atividade me transmitia, de me fazer sentir única e especial.
avatar
Flor Sorridente
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 05/10/2019

O que é para ti a dança? Empty A dança é o que tu quiseres....

Sáb Out 05, 2019 1:08 pm
Qual a palavra , com cinco letras consegue demonstrar tantas emoções ? DANÇA
Cada um define o que ela realmente é. Há tantos caminhos por percorrer este mundo da dança: caminho da competição(muitos pensam como uma coisa negativa pois como a palavra diz, traz competitividade mas é mais do que isso, é uma partilha entre todos os bailarinos), o caminho do espetáculo ( aquele nervosismo de subir ao palco e demonstrar todo o teu trabalho e dedicação e todo o que sentes por esta arte) ou simplesmente o caminho da prática da dança ( que é raiz, o coração deste mundo)
A dança é a construção de sequências de movimentos que respeitam um certo ritmo e musicalidade.Mas há muito mais por de traz desta definição.É a transmissão de um sentimento profundo, comunicação entre a música e o nosso corpo, o que a torna uma linguagem universal.A alma fala através do nosso corpo. Para mim é um refúgio, é a minha confidente , pois quando tive a minha vida em preto e branco foi ela que a coloriu.
Mas para mim, tudo começou com apenas 6 anos e fechava me na sala e apenas dançava e até hoje ,com os meus 15 anos , já percorri e alcancei tanto neste percurso e ainda falta tantos quilómetros.No mundo da dança alcanças muitos objetivos, conquistas novas amizades exiges cada vez mais de ti, libertas te e és da maneira que queres ser , mas também tropeças em muitos obstáculos, apanhas desilusões, lesões e também deixas amigos pelo o teu percurso ,mas a vida é mesmo assim. Inicialmente descobri como me movimentar,como me mexer e toda esta descoberta fi-la no grupinho da minha terrinha e talvez possa dizer que dançava uma coisa parecia com o hip hop , mas ao longo dos 5 anos que estava la comecei a entender que a dança para mim poderia ser muito mais do que aquilo porque começou a fazer mesmo parte de mim e eu queria ainda mais ,e decidi evoluir. Nesse mesmo ano experimentei o ballet e que até hoje pratico e que também constitui uma família. No hip hop existe tantas histórias que eu poderia contar , porque realmente é a minha essência.Entrei no mundo da competição, já fui bicampeã nacional em hip hop juntamente com as minhas colegas da minha academia, viajamos para Paris em função de varias conquistas, já fiz um curso anual e evolui a cada dia....Tenho mesmo muitas memórias e todas elas guardadas no meu coração. Atualmente danço hip hop e estou num novo grupo de competição e numa nova academia e cada vez querendo evoluir mais e em relação ao ballet continuo a evoluir juntamente com a minha família.
Mas o que eu realmente quero transmitir é que independentemente do caminho que seguires na dança, tu vais ser feliz, vais sentir o nervosismo de subir ao palco e vais sempre transmitir tudo o que sentes , porque a dança é mesmo isso , é um sentimento é uma arte,é algo que não dá para explicar mas só sentir.
E como disse cada um define o que realmente é a dança, e como se diz em filosofia não há respostas certas mas existem respostas erradas, e é tal e qual como a dança, não há unicamente uma definição e sim muitas mas o que podem dizer de errado , é que a dança não é uma arte.
Finalmente, a dança para mim é mesmo a minha vida.
avatar
Brigantina19/20
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 27
Pontos : 27
Data de inscrição : 22/09/2019

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Seg Dez 30, 2019 7:11 pm
Pratico dança desde os 4 anos, e para mim, sempre foi uma forma de descarregar emoções.
No ballet, encontrei uma forma de me exprimir de uma maneira diferente. Este género de dança ajudou-me numa parte complicada da minha vida. Fiz vários espetáculos e guardo bastantes memórias, pois a maioria deles foi realizada com a minha irmã.
Agora pratico também dança de salão. Apesar de ser um estilo diferente de dança sinto-me completa quando estou a dançar.
Na dança, encontrei uma forma de extraír as energias negativas do dia a dia e receber boas energias. A dança sempre me permitiu viver e ser eu própria e sempre fez parte da minha vida.
Assim, penso que a dança pode ser uma maneira de nos sentirmos bem connosco próprios. Temos que agarrar cada coisa que acontece e transformá-la em vibrações que ponham o nosso corpo a dançar com paixão, fazendo-o mover da ponta dos cabelos até à ponta dos pés, em perfeita harmonia, criando uma perfeita sinfonia.
avatar
bliss
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 25
Data de inscrição : 06/11/2020

O que é para ti a dança? Empty A dança

Seg Mar 01, 2021 9:39 pm
Desde muito cedo a dança faz parte da minha vida e sempre foi uma das coisas mais lindas. É uma arte, onde consigo entregar me, libertar me, meditar e deixar me levar pelas melodias da música de uma forma simples e completa.
      Ajuda-me a controlar a minha ansiedade, esta que é um grande obstáculo que enfrento todos os dias, ou seja, é uma grande ajuda para conseguir fugir desse sentimento.
Não esquecendo que quando estou num palco, sinto-me de uma forma tão bem, tão feliz é um sentimento inexplicável, só quem vive para a dança consegue perceber o quão bom é.
Neste momento uma das situações mais complicadas que estou a passar devido á pandemia é o facto, de esta me impedir de praticar a minha arte com o meu grupo, a saudade da sensação de pisar um palco, de dedicar me horas e horas no que mais gosto, o facto de querer cada vez ser melhor e aperfeiçoar, tudo isto faz me muita falta.
       A dança faz me feliz.
avatar
anaferreira27
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 30
Pontos : 64
Data de inscrição : 20/09/2021

O que é para ti a dança? Empty Simplesmente a dança..

Qui Set 30, 2021 4:39 pm
Dança, um desporto completo onde para além de estarmos a praticar uma atividade física que contribui para a nossa saúde podemos ser quem quisermos ou apenas sermos nós mesmos e ligar-nos conosco próprios e com a batida da música. Ao contrário de outros desportos na dança, não chega saber apenas os passos da sequência e fazê-los corretamente, também tem que existir sentimento e isso é o que eu penso que diferencia um bom bailarino de um excelente bailarino. Tal como nos outros desportos, existe pessoas que nasceram com o dom da dança e que se a praticarem têm muita facilidade e fluidez nos movimentos comparativamente com as outras pessoas, mas como tudo na vida se nos dedicarmos à dança mesmo que não tenhamos nascido com o dom conseguimos conquistar a plateia e alcançar o sucesso se sentirmos amor naquilo que estamos a fazer.
Eu não consigo imaginar o que seria a minha vida sem a dança, eu não me vejo a praticar outro desporto e a ser tão feliz como sou quando danço. Para mim, este amor pela dança começou quando eu tinha 7 anos e desde desse momento eu nunca mais parei pois quando eu danço, sinto que o mundo para e que tudo está reduzido á batida da música e que todos os meus problemas já não existem. É o meu refúgio, onde eu posso ser eu mesma e sentir orgulho e confiança em mim mesma e onde eu posso exprimir todos os meus sentimentos desde tristeza a alegria sem ter que responder à típica pergunta "como estás?". A dança contribui para o meu bem-estar mental porque com esta eu tenho sempre um espaço de conforto onde só me apetece sorrir e sentir-me grata por viver e onde eu posso no inicio estar a chorar intensamente e passado minutos estar a sorrir como se nada tivesse acontecido.. Realmente sou grata por ter encontrado algo que me faz tão bem e que me ajudou a ter a confiança e alegria necessária para enfrenta a vida. Já para não falar da adrenalina e das borboletas no estômago que eu sinto quando eu entro em palco porque esse sentimento é maravilhoso.. Eu só tenho a dizer " Obrigada Dança, obrigada por seres a minha casa, o meu coração e a minha alma".
Devido a este sentimento enorme que tenho pela dança, é que sinto revolta por esta ser alvo de gozo e ser um dos desportos mais desvalorizados no nosso país. É triste ver como uma arte tão maravilhosa e que não tem géneros, raças e idade é tão esquecida e desvalorizada... A dança é como o inglês ou seja uma linguagem universal que pode unir todo o mundo de forma a existir harmonia, as pessoas só têm que lhe dar uma oportunidade e depois tirar uma conclusão.


avatar
Carol19
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 43
Data de inscrição : 21/09/2021

O que é para ti a dança? Empty O que é, para mim, a dança

Sex Nov 05, 2021 9:19 pm
A dança é a minha maior paixão desde pequena. Entrei numa escola de dança com os meus 7/8 anos e foi uma das melhores experiências da minha vida. Fiquei completamente apaixonada e cada vez gosto mais pois a dançar sou tão feliz!
   Para mim, dançar, é expressar com o corpo os sentimentos que, muitas das vezes, é nos difícil de expor. Fico realmente muito desanimada e espantada, quando ouço alguém a dizer que a dança não é um desporto. De acordo com o dicionário, desporto é uma “prática regular de uma atividade que requer exercício corporal e que obedece a determinadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força”. Ainda que a dança seja uma arte, eu penso que também deve ser considerada desporto já que se enquadra com o significado do mesmo. Para mim é melhor exercitar e manter-me fisicamente ativa ao som e ritmo da música em vez de estar, por exemplo, num ginásio a levantar pesos.
   Esta é a minha opinião sobre a palavra tão deslumbrante, DANÇA. Concluo este meu comentário com uma frase que me enche o coração: “Dançar é desenhar com o corpo o poema que habita na alma!”  Smile
avatar
moonshadow
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 5
Pontos : 5
Data de inscrição : 21/09/2021

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Dom Nov 14, 2021 3:12 pm
Existem diversas definições sobre o que é dança. De acordo com o dicionário, ela consiste na execução de movimentos ritmados, geralmente que acompanham uma música.
Mas, para quem vive a dança, ela é muito mais. Posso dizer que esta arte é uma forma do ser humano se expressar para além das palavras, algo praticamente que vem do fundo do subconsciente, e que é expressado de diferentes maneiras. Para mim a dança é um refugio em que eu expresso o que sinto e consigo mesmo libertar me, fez parte da minha vida desde de muito pequeno e eu só espero que continue assim. A dança também é amor, e é com a dança que sou feliz.
avatar
Mafalda13
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 19
Data de inscrição : 05/11/2021

O que é para ti a dança? Empty A Dança

Ter Dez 14, 2021 8:06 pm
A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu ainda na pré-história, como consequência de experimentações corporais, como bater os pés no chão e bater palmas. A partir das descobertas de novos sons, ritmos e intensidades sonoras, as pessoas foram combinando movimentos do corpo. São as chamadas danças primitivas. Ela é praticada desde os tempos pré-históricos, e por isso geralmente se diz que ela é uma expressão cultural que acompanha a humanidade desde os seus primórdios. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. Ao entrar em um ritmo de uma música imediatamente a fisiologia do corpo vai se alterando, podemos então, distrair a mente e consequentemente os nossos pensamentos. O que temos então, é o alívio de tensões e estresse, aumento da autoconfiança e autoestima, sensação de alegria e leveza. E na minha opinião, o mais interessante, é que a dança nos conduz a uma maior conexão, não só com o outro, mas principalmente com o nosso corpo, com nosso espaço interno.

avatar
Fil.1515
Aspirante
Aspirante
Mensagens : 15
Pontos : 25
Data de inscrição : 18/09/2022

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Sáb Nov 26, 2022 11:20 am
Para mim, alguém que dança desde os 4 anos de idade e até hoje nunca parou, a dança é nada mais nada menos do que a forma que encontrei de me exprimir. A dança permite me sentir de corpo e alma as minhas emoções e, além disso, conhecer melhor o meu corpo e como funcionam as articulações e os movimentos. Ajudou me também a socializar mais, visto que é necessário confiança nos movimentos e na expressão facial. Eu prático hip hop e danças de salão e quando me perguntam qual é que eu prefiro a minha resposta depende muito de dia para dia devido às minhas emoções. Nem sempre é fácil num dia em que me encontro mais emocional dançar hip hop, ou num dia em que esteja mais preocupada e com a cabeça noutros lados dançar danças de salão, já me aconteceu várias vezes perder o equilíbrio por falta de atenção. A dança, na minha opinião é um dos melhores mecanismos para mim de autocontrolo e de espírito de entreajuda, grupo, união, se não confiar na minha equipa não vou a lado nenhum, é necessário comunicação e sobretudo gostar do que fazemos como grupo, não sozinhos. Vou entrar em competição e não podia estar mais feliz com a equipa que tenho, é naquele grupo que tenho muitos amigos para a vida e que me ajudam quando estou em baixo e me fazem rir e aliviar a pressão da escola. Também já me perguntaram como consigo gerir as notas com a dança, a guitarra e o grupo de jovens, bem, são tudo atividades que me aliviam o stress e rentablizam o meu estudo com o foco, porque todos precisamos de pausas e de relaxar mesmo em época de stress, e sem essas atividades eu não conseguia. A dança faz parte de quem sou e eu faço parte da dança, é quem sou e não voltaria atrás 1 segundo.
avatar
mar-4
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 39
Data de inscrição : 15/09/2022

O que é para ti a dança? Empty Movimento sentimento

Qui Dez 01, 2022 12:06 pm
Dança! A dança sempre foi o meu porto de abrigo e a minha fonte de escape. Fui bailarina durante 10 anos e agora acabei por deixar a arte de lado. De lado, porque nunca será para trás! Agora numa fase muito diferente da minha vida, necessito muitas vezes de colocar uns fones nos ouvidos e apenas fluir ao som da música…O meu corpo vai de acordo com o meu coração, deixando o dia a dia da minha mente abstrair se .. Muitos dizem que a dança é um desporto mas para mim sempre será uma das melhores demonstrações de arte. Exprimir sentimentos, problemas da sociedade através do nosso corpo sem termos de usar palavras…é uma arte! Sou todos os dias grata pela dança existir na minha vida. Se és uma pessoa stressada e ainda não encontraste o teu escape, tenta encolher uma música e deixa te levar …
Conteúdo patrocinado

O que é para ti a dança? Empty Re: O que é para ti a dança?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos