ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!

Participe do fórum, é rápido e fácil

ULNC - Uma Luz Na Caverna
Há muito mais para descobrir... Registe-se e venha discutir connosco!
ULNC - Uma Luz Na Caverna
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Este fórum só permite textos de opinião ou resumos / tópicos relevantes sobre Filosofia, Ética ou Psicologia.

Ir para baixo
avatar
MECSO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens : 21
Pontos : 55
Data de inscrição : 14/09/2022

[Livro] "Shatter Me" de Tahereh Mafi Empty [Livro] "Shatter Me" de Tahereh Mafi

Sáb Dez 09, 2023 5:33 pm
            Shatter Me é o primeiro livro de uma saga, composta por 6 livros best-sellers do NewYork Times, escrita por Tahereh Mafi e publicada a 15 de novembro de 2011 nos Estados Unidos. Este livro trata-se de um thriller romântico distópico para jovens adultos. A primeira edição portuguesa deste livro foi lançada em 2019 e editada pela empresa TopSeller, tendo um total de 351 páginas. É um livro com uma escrita muito única, uma vez que para além da história narrada pela protagonista, existem muitos apartes, que se encontram riscados, onde esta exprime os seus verdadeiros pensamentos e as suas verdadeiras ânsias, permitindo ao leitor compreender a história da protagonista e o porquê das suas inseguranças.
            Na capa podemos ver um olho azul, que representa o olho da protagonista, com pestanas muito escuras com a forma de árvores sem folhas sugerindo um aspeto mórbido e depressivo, simbolizando o que esta sente. Junto ao olho podemos observar partes de texto riscadas substituídas por algo que a protagonista tenta aceitar.
            A saga passa-se noutra realidade muito aterrorizante e que nos pode submeter a um dos possíveis futuros para o nosso planeta e começa com a protagonista, Juliette Ferrars, de 17 anos, que se encontra presa num manicómio há 264 dias, sem falar com ninguém. Este mundo onde vive está completamente contaminado, plantas e animais envenenados, pessoas sem casa e a passar fome, não existindo sequer água e energia suficiente para toda a gente, obrigando a implementação de um governo, o Restabelecimento, que tenta racionalizar a quantidade do planeta que ainda pode ser habitável, organizando o mundo por setores e mantendo vivos apenas os mais jovens e saudáveis. Infelizmente, estas medidas que deviam ser passageiras, nunca acabam, demonstrando que, na realidade, este governo que se apresentava como a última hipótese para a humanidade, está apenas focado em acabar com a mesma. Juliette começa o livro num estado crítico de confusão mental, após estar isolada durante demasiado tempo, sabendo que foram os seus pais que tomaram a iniciativa de a entregar àquele lugar doentio, devido a uma “maldição” que nasceu com a mesma, o seu toque capaz de matar qualquer um. Quando é libertada daquele lugar, vem a descobrir tudo o que o Restabelecimento fez ao mundo e fica revoltada com tudo o que se passa, principalmente, após descobrir que quem a prendeu naquele lugar fora o chefe de um dos setores do Restabelecimento, que apenas queria testá-la para ver como ela reagiria a diversas situações na esperança de poder usá-la como uma arma a favor do Restabelecimento e que a obriga a viver juntamente com ele na capital desse setor. A partir deste ponto, Juliette vai tentar fazer de tudo para fugir daquele lugar e conseguir lutar contra este governo.
            Na minha opinião este livro merece uma avaliação muito alta, devido à sua escrita muito bem desenvolvida e fascinante, quase tornando impossível que o leitor pouse o livro antes de acabar de o ler. Recomendo a leitura desta saga a qualquer pessoa, uma vez que nos vai mostrar a força de uma rapariga para lutar a favor do que acredita e que após vários anos a ser vista como um monstro e a odiar tudo em si, encontra em si mesma, um poder extraordinário que sabe que vai poder usar para fazer a diferença.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos